terça-feira, 22 de outubro de 2013

Adam Smith- Citações de Faleiros no livro: A politica Social do Estado Capitalista

"Adam Smith ( 1776) publicara a Riqueza das Nações na qual defendia o laisses-faire

Obs.:

Laissez-faire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    
Laissez-faire é hoje expressão-símbolo do liberalismo econômico, na versão mais pura de capitalismo de que o mercado deve funcionar livremente, sem interferência. Esta filosofia tornou-se dominante nos Estados Unidos e nos países ricos da Europa durante o final do século XIX até o início do século XX.

Etimologia

É parte da expressão em língua francesa "laissez faire, laissez aller, laissez passer", que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". A sua origem é incertamente atribuída ao comerciante Legendre, que a teria pronunciado numa reunião com Colbert, no final do século XVII (Que faut-il faire pour vous aider? perguntou Colbert. Nous laisser faire, teria respondido Legendre). Mas não resta dúvida que o primeiro autor a usar a frase laissez-faire, numa associação clara com sua doutrina, foi o Marquês de Argenson por volta de 1751.1 Autor foi Francois Quesnay (1694-1774)e a escola dos fisiocratas

Referências


Continuação:

e afirmava que os capazes, os inteligentes é que prosperariam num regime de concorrência. Para ele, o bem-estar se identificava com a riqueza, num ponto de vista objetivo. Esta noção supunha que a riqueza dependia do esforço individual num sistema de concorrência perfeita. assim é num mercado que se produz o equilíbrio entre o consumo e a produção.
O indivíduo era julgado culpado da sua situação, legitimando-se essa ideologia por critérios morais, de uma moral natural. Como se o fato de existir pobres e ricos fosse um fenômeno natural e não o resultado do tipo de produção existente."

"Assim o indivíduo deve ser libertado das amarras da ajuda para procurar otimizar sua satisfação e sua utilidade para retirar o valor de uso mais conveniente ao mercado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário